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    Bem vindo ao Excel Checkup

    INSTRUÇÕES E RECOMENDAÇÕES

     

     

     

     

    Assinante – Excel Checkup

    Planeje o seu Tempo

    O teste pode ser interrompido a qualquer momento, mas seria prudente você se planejar para fazê-lo integralmente – o tempo médio é de 2 horas, e depende se caso queira consultar o Microsoft Excel ou outra fonte (coisa que a Best Value não recomenta pelo propósito de retratar com fidelidade o seu grau de conhecimento atual e para a sua auto avaliação).

    Teste em Partes

    Caso você queira retalhar/dividir o seu teste em partes, então é recomendável completar o bloco de questões de conhecimento geral e especifico (ou seja, até a 25º seção), e, assim, Enviar a segunda parte em outro momento (26º ao 35º seção – raciocínio lógico matemático e aplicado ao trabalho). Pode-se inclusive repetir o teste se necessário, mas as parciais e as repetições estarão sob a regra dos 3 Envios a que tem direito e do bloqueio de acesso.

    Noções básicas sobre o produto Excel / da aquisição do Excel

    1º) Sobre o Excel, responda verdadeiro ou falso:

    a) Trata-se de um item de série na fabricação de um computador.

    b) É parte essencial do sistema operacional Windows que lhe permite acelerar o cálculos de dados.

    c) É vendido à parte do computador e é classificado com software perigoso na qual é necessário destravar antes de qualquer iniciação.

    d) É uma ferramenta desenvolvida exclusivamente para fazer cálculos, editorar textos e fazer apresentações profissionais.

    e) Faz parte integrante do pacote Office cujo dono é a Microsoft. Este produto é também acessível nos equipamentos da concorrência (i.e.: Apple).

    Noções básicas sobre o produto Excel / da aplicação da ferramenta enquanto produto

    2º) O Excel, por ser um dos softwares mais usados no mundo e no mercado de trabalho, responda verdadeiro ou falso:

    a) É alvo mais alvejado pelos criminosos hackers, motivo o qual vemos pela mídia a apreensão de vários computadores pela Polícia Federal do Brasil.

    b) É de fácil uso, bastando apenas ter uma noção, e não requer muito esforço para o aprendizado por ter linguagem intuitiva.

    c) É uma ferramenta perfeita para ser utilizada nos aparelhos com a tecnologia touchscreen.

    d) Não faz tratamento de imagens ou editoração de texto, ainda que seja de pequeno volume, pois a essência e foco são os cálculos matemáticos.

    e) Pode substituir o uso de uma calculadora financeira e científica.

    Noções básicas sobre o produto Excel / da aplicação da ferramenta enquanto produto

    3º) Quanto ao uso do Excel, responda verdadeiro ou falso:

    a) Pode ser utilizado com mecanismos automáticos para dar eficiência e exatidão às tarefas.

    b) É possível ser utilizado para programar uma viagem, como um calendário ou agenda com lugares, horários e atividades a serem realizados.

    c) Pode ser utilizado para trabalhos com banco de dados pequenos e de médio volume.

    d) Não pode ser utilizado para impressão de etiquetas, uma vez que é tarefa já predefinida no Microsoft Word.

    e) É possível ser utilizado para elaborar formulários diversos, tanto para o meio eletrônico ou para impressão.

    Noções básicas sobre o produto Excel / do espaço da planilha e geração de arquivo

    4º) Assinale as questões com verdadeiro ou falso:

    a) Células são unidades espaciais da planilha.

    b) O conjunto de células são denominadas de ‘células mescladas’.

    c) A quantidade máxima de linhas que uma planilha suportada é de 1.048.576 no Excel 2013 – nas versões anteriores a 2003 chegavam próximo das 65.536 linhas.

    d) A quantidade máxima de colunas que uma planilha suportada é de 16.384 no Excel 2013 – nas versões anteriores a 2003 chegavam a 256 colunas.

    e) A extensão de arquivo gerado pelo Excel é o ‘.xlsx’ nas versões mais recentes e ‘.xls’ nas versões anteriores a 2003.

    Noções básicas sobre o produto Excel / da compatibilidade a outros softwares do Office

    5º) Assinale verdadeiro ou falso:

    a) É possível no Excel editar planilhas, editar pequenos textos e partes de uma apresentação.

    b) O Microsoft Access foi desenvolvido para trabalhos com banco de dados de pequeno volume. Já o Excel suporta volume maior, uma vez que há 1.048.576 linhas e 16.384 colunas (na versão do Excel 2013) disponíveis para essa natureza de trabalho.

    c) É possível vincular tabelas e gráficos do Excel para outros aplicativos da Microsoft, como o PowerPoint e o Word.

    d) Não é possível editar imagens no Excel, pois não foi construído para isso.

    e) Existe uma versão antiga do Office que não permite abrir arquivos gerados com por um Office de versão mais recente. Trata-se da versão de 1997.

    Conhecimento no uso da ferramenta / da Formatação

    6º) Assinale verdadeiro ou falso:

    a) ‘Copiar’ e ‘Colar’ são na verdade um único comando, pois uma vez acionada Ctrl+C basta apenas teclar Enter.

    b) Ctrl+V e Enter reproduzem o mesmo efeito, entretanto, apenas um delas mantém a cópia ainda acionada e, sendo assim, também possibilita escolher outras opções de colagem, como o de formatação, de fórmula, de conteúdo sem fórmula ('valores'), de transpor (colagem horizontalizada de conteúdo copiado que originalmente estava na vertical ou coluna, entre outras opções).

    c) Ctrl+X, ou o ícone do Pincel, transfere todas as formatações acionadas de uma célula a outra (ou a um conjunto de células), incluindo também o conteúdo digitado. ocando invasão às outras vazias, mantendo-se assim a altura da célula em seu tamanho original.

    d) 'Quebrar Texto Automaticamente' aplicado a um texto digitado não o mantém enquadrado em sua própria célula, provocando invasão às outras vazias, mantendo-se assim a altura da célula em seu tamanho original.

    e) Mesclar células provocará divisão de célula, consequentemente aparecerão mais células.

    Conhecimento no uso da ferramenta / da Formatação

    7º) Formatar células numéricas é um requisito necessário quando se tratar de valor monetário (com cifrão e casas decimais), percentagem, data ou hora, pois podem causar desconforto no entendimento e imprecisões. Sobre esse ponto, assinale verdadeiro ou falso:

    a) A janela com todas as opções de formatação está oculta e acessível apenas no caminho: botão direito do mouse/opção Formatar células.

    b) Ao digitar o número 1 e depois clicar no botão "%" aparecerá: "100%". Caso o usuário tivesse invertido a sequência, o resultado se manteria em "100%".

    c) Nas opções de formato de "Data", podem aparecer exemplos a seguir: 14-mar, 14-03, 14 de março de 2017, sem hora, pois para isso existe a opção "Hora"

    d) Existem estruturas pré formatadas para preenchimento de CPF (ou CIC) e CEP. Essas estruturas facilitam a digitação do usuário de forma a inserir apenas os números (sem qualquer outro sinal de traço ou barras). Esta opção está no menu de formatação, aba "Número", opção "Geral".

    e) Assinale as questões com verdadeiro ou falso

    Conhecimento no uso da ferramenta / das Propriedades da Células, Colunas e Linhas

    8º) Às vezes é necessário ajustar o tamanho das células, tanto em altura como em largura. Com base nisso, assinale verdadeiro ou falso :

    a) A largura e a altura são ajustáveis MINIMAMENTE por 3 meios: botão direito do mouse, teclado (tecla de opções), ícone no Menu.

    b) Ajustar automaticamente todos as linhas ou colunas selecionadas é possível através de duplo clique sobre uma posição específica. Isso fará com que as colunas ou linhas demarcadas sejam alargadas ou comprimidas, cada um em seu tamanho MÍNIMO necessário.

    c) Padronizar o tamanho de colunas e linhas é possível APENAS através de um clique 'segurado e arrastado' para o tamanho desejado.

    d) Não é possível ajustar simultaneamente o tamanho da largura das colunas selecionadas com quebra de sequência, ou seja, seleção não sequencial/com interrupções”. Nesse caso o uso das teclas Ctrl ou Shift não influenciariam.

    e) Trabalhos altamente profissionais não exigem o conhecimento de manipulação de que trata esta questão, pois se trata de um mero efeito visual, portanto não implica a apresentação.

    Conhecimento no uso da ferramenta / das Propriedades da Células, Colunas e Linhas

    9º) Assinale verdadeiro ou falso:

    a) Uma célula pode ser excluída de diversas maneiras e em todas essas ações uma janela de opções será aberta para escolher se as células sucessivas ou remanescentes com dados sejam carregadas ou transportadas apenas para esquerda ou para cima (nunca para baixo ou para direita).

    b) Uma célula pode ser inserida de diversas maneiras e em todas essas ações uma janela de opções será aberta para escolher se as células sucessivas ou remanescentes com dados sejam carregadas ou transportadas apenas para direita ou para baixo (nunca para cima ou para esquerda).

    c) Ao escolher incluir ou excluir células, há opção de incluir ou excluir linhas ou colunas inteiras.

    d) É possível excluir múltiplas linhas com apenas um comando, mesmo que as linhas não estejam numa sequência sucessiva (ou seja, linhas 2,5 10, por exemplo). Idem para colunas (por exemplo: B,E,H).

    e) É possível também inserir ou excluir linhas e colunas simultaneamente.

    Conhecimento no uso da ferramenta / dos Mecanismos de Pesquisa e Substituição

    10º) Localizar um conteúdo através de um termo chave no mecanismo Localizador é o meio muito eficiente para fazer pesquisas. Ele levará o usuário a encontrar o conteúdo em uma ou várias células/regiões da planilha. Com base nisso, analise as afirmações abaixo e assinale verdadeiro ou falso:

    a) Crtl+L é um mecanismo Localizador usado para pesquisa de um dado (seja número, frase, palavra ou até mesmo um termo parcial da palavra). O Localizador irá navegar entre as células que contenham o termo pesquisado.

    b) Crtl+U abre a mesma janela do Localizador com uma opção ou campo adicional indicando a substituição a fazer de número, frase, palavra (ou até mesmo um termo dela).

    c) Em ambos os mecanismos é preciso atentar-se para espaços (como caracteres vazios) e pontuações (ponto, vírgula, traço, aspas, parênteses, etc), pois tudo é localizável e substituível.

    d) Não é possível localizar e substituir itens dentro de fórmulas, uma vez que irá pesquisar o resultado final (portanto, não o conteúdo da fórmula).

    e) É possível substituir itens dentro de fórmulas em múltiplas células simultaneamente (ou seja, mais de uma célula de uma só vez).

    Conhecimento no uso da ferramenta / dos Mecanismos de Pesquisa e Substituição

    11º) Assinale verdadeiro ou falso:

    a) O Localizador (Crtl+L) encontrará inclusive trecho integrante de uma fórmula, mas nunca o resultado matemático resultante da fórmula.

    b) O botão "Localizar próximo" levará o usuário a verificar a próxima célula com o termo chave da procura. Já o botão "Localizar tudo" abrirá um campo que estava oculto (abaixo) onde listará todas as células que com o termo chave.

    c) O Substituir (Crtl+U) localizará um termo chave e irá trocá-lo por aquele que o usuário definir no campo específico. Ele tanto poderá repetir o processo individualmente ou poderá de uma só vez (através do comando "Substituir tudo").

    d) O Localizador não fará distinção de palavras com e sem acentuação gráfica (por exemplo, um termo "à moda" levará a pesquisa para as células que também contenham "a moda" (sem crase), devendo então o usuário a se precaver ao máximo para a localização que é relativa, ou seja, não exata neste quesito.

    e) O Localizador e o Substituir possuem um histórico de ocorrências imediatamente recentes, assim facilita o trabalho do usuário que não precisará redigitar os termos chaves ou palavras a substituir.

    Conhecimento no uso da ferramenta / das Propriedades da Tabela Dinâmica e Formatação Condicional

    12º) Tabela dinâmica é uma ferramenta poderosa para compilar dados e fazer relatório com eficiência e exatidão. Assinale verdadeiro ou falso:

    a) Esta ferramenta serve para sumarizar e consolidar dados de grande volume colocá-los numa disposição a critério do usuário, alteráveis a qualquer tempo (podendo ser chamado de 'dinâmica' por este motivo).

    b) A tabela é constituída a partir de um banco de dados ou planilha existente. Esses dados de origem podem sofrer alterações a qualquer tempo, sem representar prejuízo ou retrabalho por redefinição, bastando acionar o comando de Atualizar.

    c) A tabela dinâmica não permite ao usuário filtrar dados de cabeçalho e conteúdo.

    d) É possível fazer uma tabela com dados diversos na horizontal e também na vertical (formando uma matriz) a qualquer tempo.

    e) É possível optar por soma, média e contagem valor no campo de VALORES.

    Conhecimento no uso da ferramenta / das Propriedades da Tabela Dinâmica e Formatação Condicional

    13º) A formatação condicional é ferramenta automática bastante útil para apontar, através de cores e minigráficos, células com valores que se enquadrarem em determinadas regras (os maiores, os menores, valores positivos ou negativos, faixa de valores, etc). Assinale verdadeiro ou falso:

    a) É possível facilitar a leitura do usuário final (recebedor da planilha finalizada) por meio de cores, setas e barras indicando o grau de representatividade (proporção do valor diante do total).

    b) É possível inserir diferentes regras ao longo da planilha, basta apenas demarcar as regiões e definir a regra.

    c) É impossível inserir ou editar fórmulas como regras.

    d) É possível a formatação condicional ser aplicado a uma palavra (texto) também.

    e) A ferramenta possui cálculos automáticos de média

    Conhecimento no uso da ferramenta / da Inserção de objetos (caixa de texto, imagens, vídeos, etc) e Hiperlinks

    14º) Assinale verdadeiro ou falso:

    a) É possível inserir caixas de texto.

    b) É possível inserir imagens, mas vídeos não são permitidos.

    c) Um arquivo Excel inserido pode ser vinculado com o arquivo original.

    d) O arquivo inserido com vínculo poderá sofrer alterações e se salvo transferirá essas alterações ao arquivo de origem também.

    e) Existem algumas formas de inserir objetos na planilha, como estas: INSERIR/OBJETO e colar o printscreen.

    Conhecimento no uso da ferramenta / da Inserção de objetos (caixa de texto, imagens, vídeos, etc) e Hiperlinks

    15º) Assinale verdadeiro ou falso:

    a) Hiperlink é link direcionável somente a outras planilhas Excel.

    b) Um objeto inserido também pode ter Hiperlink.

    c) Hiperlink não pode ser vinculado a arquivos gravados em pasta ou diretório diferente daquela em que esteja a planilha em elaboração.

    d) Hiperlink é um objeto equiparável a um arquivo ou imagem.

    e) O Hiperlink não pode ser utilizado para navegação entre planilhas de um mesmo arquivo, pois é uma ferramenta desenvolvida para alcançar arquivos somente externos.

    Conhecimento no uso da ferramenta / da criação de gráficos e minigráficos

    16º) A utilização de recursos gráficos é muito usual para representação da evolução, composição e dispersão de determinada atividade. Assinale verdadeiro ou falso:

    a) Em se tratando de composição, não é recomendável utilizar o gráfico do tipo Pizza.

    b) Em se tratando de evolução periódica de determinada atividade ou composição, é também recomendável a utilização de gráfico do tipo Dispersão.

    c) Rótulo é a identificação dos itens/atividades, e também menção de valores, que o usuário poderá adicionar no gráfico.

    d) Os eixos horizontal e vertical podem ser invertidos a qualquer momento.

    e) Não é possível alterar o tipo de gráfico durante a elaboração (de barras para colunas ou até de Pizza para Barras, dentre outros formatos) a qualquer momento, mesmo depois da primeira escolha.

    Conhecimento no uso da ferramenta / da criação de gráficos e minigráficos

    17º) A utilização de minigráficos é uma maneira muito prática de esboçar um efeito visual que facilita a compreensão. Não são completos como o gráfico tradicional, mas traz impressão de leveza e objetividade às apresentações. Assinale verdadeiro ou falso:

    a) Para acessar os minigráficos, basta navegar e encontrá-lo dentro da opção de INSERIR/GRÁFICOS.

    b) Já existe um grupo de MINIGRÁFICOS dentro da opção INSERIR.

    c) Os minigráficos podem ser apresentados ao lado, acima ou abaixo de uma tabela (ou série de dados) a ser escolhida pelo usuário e não se trata de um objeto inserido e arrastável como o gráfico tradicional.

    d) Assim como o gráfico tradicional, também é possível alterar a origem dos dados e o minigráfico irá atualizar-se automaticamente, não acarretando prejuízo de retrabalho.

    e) Os minigráficos são mais uma opção do usuário, além da formatação condicional, pois ambos podem beneficiar a apresentação de tendências com um efeito visual.

    Conhecimento no uso da ferramenta / das Propriedades de Impressão

    18º) Quanto às propriedades de impressão, assinale verdadeiro ou falso:

    a) Margens, Orientação e Tamanho do papel são opções de impressão e não fazem parte da janela CONFIGURAR PÁGINA.

    b) É possível imprimir apenas uma pequena área específica de uma planilha através do botão ÁREA DE IMPRESSÃO.

    c) É possível ajustar a distância entre o conteúdo e a limite do papel através da opção TAMANHO.

    d) É possível imprimir uma grande quantidade de área/dados em apenas uma folha ajustando o tamanho na opção DIMENSIONAR 'para 1' ou simplesmente ajustando o percentual de redução ('para __%').

    e) É possível imprimir o cabeçalho em todas as folhas e este comando está em OPÇÃO PLANILHA. O rodapé também é uma opção no mesmo painel de comando.

    Conhecimento no uso da ferramenta / das Propriedades de Impressão

    19º) Quanto às propriedades de impressão, assinale verdadeiro ou falso:

    a) A orientação RETRATO é impressão tido com a folha na vertical e a PAISAGEM é o contrário, tido como impressão horizontal ou deitada.

    b) Caso a configuração da impressão, o papel esteja programado em RETRATO, papel A4 e as margens maximizadas (mais próximas aos limites da folha), entretanto na bandeja da impressora encontra-se o papel do tipo Carta, então corre-se o risco de a impressão sair incompleta no rodapé.

    c) Caso na configuração da impressão, o papel esteja programado em RETRATO, papel Carta e as margens maximizadas (mais próximas aos limites da folha), entretanto na bandeja da impressora encontra-se o papel do tipo A4, então corre-se o risco de a impressão sair incompleta no rodapé.

    d) É possível visualizar a impressão antes da efetiva execução através do botão IMPRESSÃO RÁPIDA.

    e) Existe uma relativa imperfeição, ou seja, não há 100% de fidelidade entre o material preparado e a impressão final - por exemplo, no uso de imagens, umas podem estar deslocadas da sua posição original).

    Conhecimento no uso da ferramenta / das Fórmulas

    20º) As fórmulas (ou funções) tornam o uso de planilha de forma mais inteligente. Para grandes ou pequenos volumes de dados as fórmulas são usadas para agilizar compilação de dados, efetuar cálculos matemáticos, agilizar construção de banco de dados, dentre outras funções mais elaboradas. Assinale verdadeiro ou falso:

    a) Via de regra, a expressão das fórmulas iniciam com o sinal de igual ( = ), mas pode ocorrer de ser usada por outros sinais.

    b) É possível a fórmula SOMA funcionar tanto um conjunto de células agrupadas (ou juntas) como também em células que estejam distantes uma das outras (ou com sequência quebrada).

    c) O sinal de ponto-e-vírgula ( ; ) é muito usado na elaboração de fórmula, pois representa quebra de uma seção da fórmula ou quebra de intervalo.

    d) O uso de aspas ( " ) é necessário para inserir um texto na fórmula, bastando colocá-lo apenas no início do texto e depois encerrar com ponto-e-vírgula ( ; ).

    e) O uso de cifrão ( $ ) serve para fixar células, podendo ser aplicado para linhas e colunas, mas nunca simultaneamente.

    Conhecimento no uso da ferramenta / das Fórmulas

    21º) Suponhamos a seguinte tabela:
    Questões
    Assinale verdadeiro ou falso

    a) A fórmula =SOMA(B1:D3) resultaria em em '1.200'.

    b) A fórmula =PROCV("Perdas";A1:E3;5;falso) resultaria em '100'.

    c) A fórmula =SOMASE(A1:A4;"Despesa fixa";D1:D4) resultaria em '110'.

    d) Daria o mesmo resultado as duas fórmulas =SOMA(C1:C4;D1) e +C1+C2+C4+D1.

    e) A fórmula =MÉDIA(B1:E1) resultaria em 100

    Conhecimento no uso da ferramenta / das Fórmulas

    22º) Suponhamos a seguinte tabela:
    Questões
    Assinale verdadeiro ou falso:

    a) A fórmula =CONCATENAR(A1;B1;D1;E1) seria o mesmo de =A1&B1&D1&E1, ambas as formas resultariam em 'Despesa Fixa Centro de Custo'.

    b) A fórmula =ESQUERDA(B4;5) resultaria em 'izado' e a fórmula =DIREITA(B4;5) resultaria em 'imobi'.

    c) A fórmula =EXT.TEXTO(A4;3;4) resultaria em 'prec'.

    d) A fórmula =SE(ESQUERDA(C1;1)="1";"Despesa";"Ganho") resultaria em "Ganho".

    e) A fórmula =SE(ESQUERDA(C1;1)=1;"Despesa";"Ganho") resultaria em "Ganho".

    Conhecimento no uso da ferramenta / da Exibição

    23º) Assinale verdadeiro ou falso:

    a) Muitas vezes a planilha se estende (cresce) para baixo e o cabeçalho acaba sumido do visual à medida que se navega para aquela direção. Entretanto, é possível fixar o cabeçalho de modo que ela fique permanentemente visível, não importa quão longe o fim da planilha esteja, facilitando assim a orientação.

    b) O mesmo ocorre para colunas, podendo ser fixadas à esquerda e não haverá perda de vista à medida que se navegue em direção à direita. Entretanto, não é possível fixar simultaneamente linhas e colunas.

    c) A ferramenta utilizada nas questões (a) e (b) é o CONGELAR PAINÉIS.

    d) Uma outra opção para o objetivo acima é o DIVIDIR. Então o monitor irá se repartir em 4 partes, com divisor na vertical e outra na horizontal, removíveis a qualquer momento e redirecionáveis a qualquer posição.

    e) É possível eliminar as grades virtuais da planilha bastando apenas desativar (ou "desflegar") o LINHAS DE GRADE.

    Conhecimento no uso da ferramenta / da Classificação, Filtro e Agrupamento

    24º) Assinale verdadeiro ou falso:

    a) CLASSIFICAR dados significa colocá-los em uma ordem baseado em valores (onde é possível ordenar crescente ou decrescentemente), assim como alfabeto ordenando-os de A-Z ou Z-A.

    b) A classificação de dados apenas abrange os dados, nunca as cores e símbolos.

    c) É possível classificar com mais de um quesito, por exemplo, ordenar pelo alfabeto e depois disso ordenar por valor crescente. A ordem então seria assim executada: ordenaria por valor, em primeiro lugar, e somente depois disso, por alfabeto (pois o último quesito é sempre, pela sequência programada, o prioritário).

    d) O FILTRO é uma ferramenta muito utilizada para trabalhos com banco de dado. É possível pesquisar dados, ainda que seja parcial (palavra pela metade, por exemplo, ou ainda trechos de códigos).

    e) É possível também o FILTRO executar a ordenação, o mesmo do CLASSIFICAR (de forma mais simples), tanto o conteúdo (número ou texto) como também cores e símbolos gerados pela FORMATAÇÃO CONDICIONAL.

    Conhecimento no uso da ferramenta / da Classificação, Filtro e Agrupamento

    25º) Assinale verdadeiro ou falso:

    a) CLASSIFICAR está para ordenar uma massa de dados seguido determinado critério, diferentemente do FILTRO onde visualiza-se apenas o que está sendo pesquisado. Comumente, usa-se no FILTRO o recurso de CLASSIFICAR.

    b) AGRUPAR é uma ferramenta utilizado para tornar uma planilha mais concisa (resumida) para exposição, uma vez que é possível ocultar linhas ou colunas, cujos detalhes, talvez, não sejam requeridos na exposição. Pode-se depois expandir (torná-los visíveis novamente) rapidamente por meio de uma chave cujo símbolo é este ( + ), conforme necessidade de detalhamento

    c) Neste sentido o FILTRO também pode vir a substituir o AGRUPAR, em algumas funções, pois é possível visualizar apenas o que está foi chamado em pesquisa, ocultando os demais.

    d) AGRUPAR pode requer paciência (dependendo do tamanho planilha e dos propósitos da exposição), pois é um trabalho manual, devendo executar um a um, grupo a grupo.

    e) É possível AGRUPAR dados, adicionando um totalizador, de forma automática, por meio da ferramenta SUBTOTAL.

    Raciocínio / matemático

    26º) Assinale verdadeiro ou falso:

    a) A fórmula =(3+5)*-1+10 resultaria em 2

    b) A fórmula =(3+(5*-1)+10 resultaria em 13

    c) A fórmula =3+5+(-1*10) resultaria em -2

    d) A fórmula =2/1+3/3*(1) resultaria em 3

    e) A fórmula =(2*(3+1))/(6/3*-1) resultaria em 4

    Raciocínio / matemático

    27º) Assinale verdadeiro ou falso:

    a) A fórmula =2^2*-1+10 resultaria em 6

    b) A fórmula =2^(4-1) resultaria em 4

    c) A fórmula =(2^(4-1))/-2 resultaria em -4

    d) A fórmula = 2^((5-1)/2) resultaria em 4

    e) A fórmula =10/(20/(10*-1)) resultaria em 4

    Raciocínio / matemático

    28º) Juros Simples = Capital x Taxa x Tempo ; Montante = Capital + Juros Simples Capital = R$ 100,00 (A1) Taxa = 10%am (A2) Tempo = 6 meses (A3) Assinale verdadeiro ou falso:

    a) O juro de 1 mês pode ser assim calculado =A1*A2/100*1

    b) Os juros de 6 meses podem ser assim calculados =A1*A2/100*A3

    c) O montante pode ser assim calculado =A1+(A1*A2/100*A3)

    d) O montante pode ser assim calculado =A1*(1+A2/100*A3)

    e) O montante para o dobro do período seria R$ 320,00

    Raciocínio / matemático

    29º) Montante com Juros Compostos = Capital x (1+Taxa^Tempo) Capital = R$ 100,00 (A1) Taxa = 10%am (A2) Tempo = 6 meses (A3) Assinale verdadeiro ou falso:

    a) O montante em 1 mês pode ser assim calculado =A1*(1+(A2/100))^1

    b) O montante em 6 meses pode ser assim calculado =A1*(1+(A2/100))^A3

    c) Os juros simples caracterizam-se por sempre aplicar a taxa de juros sobre a base de cálculo do mês anterior (montante acumulado até então).

    d) Os juros compostos caracterizam-se pelo cálculo em que se aplica a taxa de juros, sempre, sobre o capital original (e não sobre o montante acumulado com os juros calculados ao longo do período).

    e) Logo, os juros compostos tornam-se menores do que os juros simples

    Raciocínio / matemático

    30º) Uma empresa pretende vender parafusos e ter margem de lucro bruto de 40% (A1) sobre os custos de fabricação. Sabe-se que o custo para fabricar um parafuso é de R$ 3,00 (A2) e não há outro custo nem imposto sobre venda. Qual será o preço de venda (PV)? Assinale verdadeiro ou falso:

    a) A fórmula seria: PV=A2*A1

    b) A fórmula seria: PV=A2*(1+A1/100)

    c) O PV seria de R$ 3,90

    d) O PV seria de R$ 4,20

    e) Para provar se o resultado está certo, então faria: (PV-A2)/A2=A1

    Raciocínio / aplicado ao trabalho

    31º) Com base no relatório de 'Evolução das Vendas' abaixo, assinale verdadeiro ou falso.
    Questões

    a) Em uma análise de vendas mais minuciosa e cuidadosa, é recomendável que produtos e serviços sejam segregados, evitando soma ou mistura devido às suas naturezas que são muito distintas.

    b) A somatória das vendas de produtos no 1º bimestre totalizou R$ 325 e de serviços foi de R$ 75.

    c) O produto mais significante para vendas no trimestre é o Televisor, seguido de Lavadora.

    d) Suponhamos que o mês de Fevereiro tenha 10 dias consideráveis de venda (produtos e serviços), e o mês de Março, o dobro. Podemos dizer, nesta comparação mensal, que o mês de Março foi melhor que a Fevereiro porque a venda por dia foi superior (dobro).

    e) Tendo Fevereiro como mês curto (devido a feriado) comparemos Janeiro e Março. Podemos afirmar que, no total das vendas (geral), a variação foi de -20%, conforme esta expressão matemática: (Tot Jan - Tot Mar) / Tot Jan.

    Raciocínio / aplicado ao trabalho

    32º) Com base no relatório de 'Evolução das Vendas' abaixo, assinale verdadeiro ou falso.
    Questões

    a) O primeiro semestre foi melhor do que o segundo, impulsionado pelas vendas de televisores.

    b) Em Copa do Mundo (futebol) e Olimpíadas, as vendas de televisores não costumam ser significantes, pois são eventos que duram 1 mês e por isso não justifica a aquisição desse produto.

    c) A variação das vendas de computadores entre o 3º e o 4º trimestre foi de -20%, conforme esta expressão matemática: [(4º / 3º)-1]*100.

    d) Em todos os trimestres, as vendas de televisores sempre representam minimamente a metade (50%) das vendas totais, conforme esta expressão matemática: (Venda Telev no trim / Total vendas do trim)* 100.

    e) A média trimestral das vendas de aparelhos de som foi de R$ 450; a de televisores foi de R$ 550 e de computadores de R$ 525.

    Raciocínio / aplicado ao trabalho

    33º) Com base na projeção de custo com ligações telefônicas abaixo, assinale verdadeiro ou falso.
    Questões
    Considerando o plano de gastos em sua análise, assinale verdadeiro ou falso em cada questão:

    a) No plano '100 min', o consumidor pagaria em todo o período o valor de R$ 1.900 [150*6+(2*500)].

    b) O plano de Ilimitado é o mais econômico para o consumidor, considerando todo o período, apenas pela razão de oferecer um custo por minuto de menos da metade do plano avulso.

    c) Um consumidor que visa ter o máximo de economia, iniciaria com o plano avulso, sendo que teria de migrar para um plano fixo nos meses a partir de Março (se assim fosse permitido sem carência ou custo adicional de rescisão de contrato). Total combinado seria de R$ 1.200 (100+150+200+300+150+300).

    d) No plano '200 min', o consumidor pagaria no período o valor de R$ 1.700 [200*6+(2*250)]. Esse é o plano fixo mais econômico para o consumidor.

    e) A média de gasto mensal no plano avulso em todo o período seria de R$ 338 [(100+150+300+500+180+ +800)/6] - esse cálculo está correto. Por esse ponto de vista, na relação custo-benefício, poderia o consumidor optar pelo plano fixo Ilimitado desde o início.

    Raciocínio / aplicado ao trabalho

    34º) Considere o seguinte cenário:
    Questões
    Assinale verdadeiro ou falso em cada questão abaixo:

    a) O Faturamento líquido do imposto e o Lucro líquido resultaram, respectivamente, R$ 800 e R$ 400.

    b) Se a empresa almejasse a um Lucro líquido acima de R$ 800, então esta empresa deveria envidar esforços para ter um Faturamento bruto de, no mínimo, R$ 1.200, conforme o seguinte cálculo projetado (R$): 800+100+200+200=1.200 (lucro desejado + Despesa fixas + imposto + custo = Fat.bruto).

    c) Caso a Despesa Fixa fosse de R$ 300, o Lucro líquido resultaria em R$ 300.

    d) Caso o imposto sobre faturamento fosse majorado para 40%, o Lucro líquido seria de R$ 300.

    e) Para ter Lucro líquido desejado de, no mínimo, R$ 800, então a empresa deveria envidar esforços para atingir um faturamento de, no mínimo, R$ 1.500, conforme o seguinte cálculo projetado (R$): 1.000 = Fat - (Fat*20%) - (Fat*20%) - 100 (lucro desejado = Fat - imposto - custo - Despesas fixas), ou ainda 1.000 = Fat*(1-0,4)-100.

    Raciocínio / aplicado ao trabalho

    35º) Suponha que você recebeu do seu administrador de investimento a posição consolidada dos últimos 3 meses.
    Questões
    Assinale verdadeiro ou falso em cada questão:

    a) Esse é um investimento em que se mostra estar TOTALMENTE aderente e coerente à flutuação cambial do dólar (US).

    b) A linha 'Cotação do dólar' significa o valor da moeda estrangeira frente à nacional - equivale a dizer o quanto vale o Real em dólar.

    c) Há um indício que esta posição consolidada possui um erro e deve ser esclarecida pela entidade administradora. Sendo assim, uma das hipóteses de erro pode ser o registro ou contabilização indevida.

    d) Quando a cotação do dólar está mais próxima do Real, ou seja, momento mais apropriado para compra, os brasileiros ávidos por viagens ao exterior, assim o fazem. Esse momento tão esperado pode ser o mês de Novembro.

    e) Em caso de guerra no Brasil, ocorre uma debandada do capital estrangeiro que aqui foi trazido (ou investido) no passado. Com o medo de paralisação, crise ou fracasso nos negócios, o mês em que a debandada poderia refletir é o mês de Novembro.